sexta-feira, 18 de maio de 2012

DAS VONTADES DO PEQUENO!

Levantei pela manhã e já fui direto pra cozinha preparar a mamadeira do Lucas, como faço todos os dias.
Quando chego no quarto com a mamadeira laranja ele olha pra mim e diz:
- Mamãe, eu não gosto dessa mamadeira, eu gosto da verde!
Como a mamadeira verde tinha sido usada durante a noite e ainda estava suja e a gente já super atrasado pra sair de casa (como sempre!) eu disse:
- Filho, é a mesma coisa, toma essa dedeira aí!
Saí do quarto e fui pro banheiro escovar os dentes. Dois minutos depois a porta é aberta por uma miniatura de gente totalmente descabelada, com olhar furioso e cheio de si que me diz:
- Olha aqui mamãe, essa mamadeira é muito ruim! Eu não gosto dessa mamadeira!
Eu olhei pro pequeno e respondi:
- Ah! Tudo bem não precisa tomar a mamadeira se você não quiser. _ e continuei escovando meus dentes sem dar muita bola.
Mais 1 minuto e o Lucas volta com a mamadeira na mão:
- Mãe! Eu já disse! Não gosto dessa mamadeira! Essa mamadeira é ruim! A boa é a verde! Eu não vou tomar!
Paciente e bem humorada que sou na hora que acordo, olho pro meu pequeno ditador e digo:
-Aqui Lucas, você toma a mamadeira se quiser, quando quiser! Quem vai ficar com fome caso não a tome será você! Mas as duas mamadeiras são iguais e eu não vou trocar seu leite de mamadeira apenas porque você quer! E vamos já trocar de roupa porque estamos atrasados.
Saí do banheiro, troquei minha roupa, troquei a roupa dele, orientei o papai a não ceder às chantagens do pequeno e fomos saindo.
Já no carro o Lucas diz:
-Mamãe, pega minha mamadeira, por favor!
Assim o pequeno tomou o leite na mamadeira laranja...

Com tudo isso cheguei a conclusão de que não devemos ceder a tudo que o filho pede. Afinal é em casa que ele aprenderá a ter limites, a receber "nãos", a respeitar as decisões dos mais velhos e a conquistar seus desejos. Acredito que se ele tivesse pedido com mais educação a mamadeira verde eu teria dado. Mas o bichinho anda um ditador de primeira.

O Lucas é uma criança de personalidade forte que tenta conseguir tudo na base da ordem, é resistente às regras em casa, acha que tudo tem que ser do seu jeito e briga quando algo não acontece da sua maneira. Se eu não tiver pulso firme acabo virando refém das vontades de um pirralho de menos de 3 anos de idade que mal saiu das fraldas e ainda toma mamadeira.

Não quer dizer que ele não seja um amor. Nossa, mais carinhoso impossível! Me derreto toda com o jeitinho dele de me chamar  de "minha lindinha" ou de se preocupar comigo quando estou triste ou doente. Parece um homenzinho... 
Dia desses eu estava chorando e ele veio, pegou na minha mão com as duas mãozinhas, olhou dentro dos meu olhos com os olhinhos marejados e  disse "Fica assim não, mamãe! Eu cuido de você!". Aí foi que eu desabei! Meu menino é tão sensível!

Inteligência... essa é uma qualidade que tenho que exaltar do meu filho! O Lucas fala palavras tão complexas pra idade dele! Outro dia ele começou a conversar e, no meio da frase, ele soltou um "por exemplo"... Fiquei admirada! Conversa direitinho, conhece números, cores e formas geométricas (inclusive adora que desenhemos o hexágono para ele e diz a palavra certinho)... Já fala do passado usando palavras referentes ao mesmo (ontem, aquele dia...) e do futuro também (amanhã, quando...). 

Meu filhote já já fará três anos! E ainda sinto no ar aquele cheirinho de leite materno e bebê recém nascido... Um cheirinho misturado com cheiro de cola, suor de criança arteira, tinta, giz de cera... E bate saudade, mas também bate um orgulho...

E um post que começou com um intuito acaba assim, sem pé nem cabeça como os montros da imaginação fértil do meu filho...

Rock'n Roll


Nenhum comentário: