terça-feira, 12 de abril de 2011

DIFÍCIL DECISÃO!

Um pouco antes de eu decidir colocar o Lucas na escola, lá no mês de outubro, mais ou menos, fiz um cadastro dele para uma creche pública. 
Nessa época sabia que a qualquer momento ele poderia ser chamado, mas também poderia demorar mais de 1 ano para isso acontecer.
Mesmo com esse cadastro e pensando que talvez ele nem seria chamado, coloquei o filhote em uma escola particular. No início ele ficava meio período, mas desde o fim do mês passado ele está em período integral, visto que eu comecei a trabalhar.
A escola que ele está é ótima, não tenho o que reclamar. O Lucas adora o local, os colegas, as professoras e está totalmente adaptado ao local e rotina da escola. O único e maior problema está sendo, além da mensalidade exorbitante, o valor que tenho que pagar de refeição para ele, que beira os R$300,00... Isso é muito para meu orçamento, pois tudo sai em mais de R$1.000,00 e eu não ganho tanto assim e o marido também não e nós temos que nos alimentar, pagar as contas de casa, aluguel, etc...
Daí que ontem me ligaram da regional de educação dizendo que havia surgido uma vaga pro Lucas numa creche. Gelei! Não sei se me senti feliz ou triste! Afinal, meu filho, como eu disse, já está totalmente integrado à escolinha que ele frequenta!
Hoje pegamos o encaminhamento de matrícula e me senti mais perdida ainda!
Não sei o que faço! Não sei devo concluir a matrícula do filhote em uma creche pública ou se deixo ele na escolinha particular.
Sei que se ele for pra essa creche sobrará bem mais dinheiro, aliás, começará sobrar dinheiro (pois hoje não sobra nada, até falta) para que possamos realizar outros projetos. Mas por outro lado pensando no bem estar dele será que irá de adaptar? Será que valerá a pena? Será que farei o melhor para ele?
Muitos podem pensar que para uma criança de 1 ano e 8 meses não faz ou pouco faz diferença onde ele estuda, tem os que acham que nem estuda, que ele não irá sentir as diferenças nas mudanças... Mas para mim e para a maioria das mães, sei que faz diferença! Sei que  a qualidade de ensino, a qualidade do espaço em que ele convive, a qualidade dos educadores, a qualidade da alimentação e das condições de higiene, isso tudo e muito mais faz uma diferença enorme para nossos filhos!
Não conheço o espaço da creche que ele foi contemplado, vou lá amanhã para conhecer, então não quero tirar conclusões precipitadas. Também não quero tomar qualquer decisão. Quero levar em conta tudo.
Estou com o coração apertado, pois eu também já estou muito apegada às professoras, aos coleguinhas e a escola que ele está! Porém tenho que pensar que sobrar mais dinheiro significar dar mais qualidade de vida pro meu filho!
Amigas blogueiras, mães, por favor deem suas opiniões... me ajudem de alguma forma a clarear minha cabeça! Pois essa está sendo, com certeza, a decisão mais difícil que tenho tomar (até pq antes do Lucas eu não pensava muito em tomar decisões fazia as coisas por impulso, mas agora não envolve somente a mim, mas diretamente meu filho e pela felicidade dele eu penso muito antes de qq coisa)!
Deus, ajude-me com sua sabedoria! Dá me discernimento para tomar o melhor caminho! 
Obrigada Deus, obrigada amigas...

Ahhh... assim que a poeira baixar, volto com os posts sobre  mim... 

Um comentário:

Unknown disse...

Querida amiga ... que situação mais difícil! Acho que, como você disse, é preciso conhecer a creche e avaliar principalmente como as crianças estão na creche, tipo felizes ou tristes. Quando fui procurar escola para Sophia, visitei uma escola que é super referência e bem cara aqui em Curitiba e quando cheguei lá as crianças estavam super tristes, um silêncio, as professoras estavam mais preocupadas se a gente estava de sapatilha descartável do que brincar com os bebês. Quando fui visitar a escola que escolhi, as crianças estavam felizes, brincando, sorrindo (levando em consideração que elas tinhas 4,5 até 8 meses!). Acho que a felicidade doa alunos deve ser grande fator de escolha. Ver como os tias reagem a cada choro, queda ou mesmo desentendimento dos alunos e orar muito para Deus dar sabedoria para você!

Será que ajudei!??! Espero que sim!
Não esquece de avisar o resultado! Vai na paz do Senhor!

Beijos,
Marcella

www.monmaternite.blogspot.com