segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

ELE ESTÁ CRESCENDO

Ele mal falava há um ano. Andava com pouca desenvoltura, perninhas tortas, fraldas e lhe faltavam ainda muitos dentinhos na boca. O rostinho ainda guardava traços fortes de bebê, sempre havia uma chupeta na boca.
Há um ano ele percebia o mundo ao redor, mas ainda tinha certo receio em desbravá-lo. Talvez fosse um pouco mais obediente. Dormia duas vezes ao dia e as nossas noites de sono eram picadas, pois ele ainda acordava durante a madrugada como um bebê recém nascido. Passava o dia todo grudado na barra saia da mamãe. 

Hoje ele fala frases conexas, com início, meio e fim. Corre por todos os lados com perninhas torneadas e firmes, apenas de cuequinha. Solta um sorriso cheio de dentes. Ainda tem traços de bebê, mas que estão dando lugar aos traços e marcas de menino travesso. Não usa chupeta.
O mundo ao redor é pequeno demais para ele, quer saber tudo, subir em tudo, desbravar e desvendar cada pedacinho, por esse motivo sempre tem um roxo novo ou um joelho ralado. Ainda dorme durante o dia, apenas uma vez, e as noites são mais tranquilas (às vezes acorda, mas isso é cada vez mais raro). Passa maior parte do dia longe dos seus, dentro da escolinha. Descobriu o sentido da amizade, o valor de dividir (mesmo sendo ainda um tanto egoísta com os seus pertences). 
Por passar tanto tempo longe, hoje canta músicas que nem a mamãe conhece e ensina coisas que aprendeu na rua.
Faz rabiscos soltos que já ganham algumas formas. Reconhece números, letras e cores. Gosta de contar histórias, inventar, criar e recriar a mesma história. Brinca cada vez mais sozinho com seus carros e massinhas e inventa seu mundinho.

Assim o Lucas vai crescendo, se torando cada vez mais moleque, mais lindo e inteligente. E enchendo de orgulho a mãe boba que ele tem...

Nenhum comentário: