quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

blogagem coletiva: PAGANDO A LÍNGUA!

Depois que o filho nasce a gente descobre que, além de trocar fraldas, alimentar, fazer dormir, mordemos a língua o tempo todo. 
Quando não temos filho é um tal de "meu filho não vai fazer isso", "meu filho não será assim", "ahhh se fosse meu filho" etc. Mas é só engravidar para que grande parte desse discurso perca a credibilidade e vivemos na pele o outro lado.
O Lucas é uma criança super graciosa, inteligente, esperta, linda. Mas, como nem tudo são flores no mundo das mães, meu filho tem uma personalidade fortíssima e faz coisas que eu sempre abominei no filho dos outros. Cospe, manda língua, morde, bate, faz birra, rola no chão, responde, é quase um mini rebelde sem causa.
Imagina! Logo eu, que sempre disse que "ai de meu filho se cuspir em alguém!", tenho um pequeno cuspidor. Se acho bonito isso? Não, nunca achei! Pelo contrário, tenho tido um trabalho enorme para educá-lo e mostrá-lo o quanto cuspir nos outros é feio, indelicado. 
Daí é que, na minha tarefa de educar, cheguei a conclusão de que os pais das outras crianças que condenei há algum tempo atrás também "sofrem" para educar sua cria. Afinal, criança não aprende da noite pro dia e educar é uma tarefa árdua que requer amor, paciência, pulso firme e repetição, todo dia falar a mesma coisa, mostrar o certo e o errado para que o filho aprenda a se comportar como ser humano e não como um mini troglodita... rsrrrsrsrs...
Tantas outras vezes mordi a língua, cuspi pra cima e caiu na testa... Já disse que meu filho não comeria isso ou aquilo e hoje é um devorador de certos alimentos não muito saudáveis (claro que não deixo comer pipoca o dia todo, ou porcaria _ como ele chama esses salgadinhos de pacote), também dizia que meu filho só dormiria no berço mas, desde que nasceu dormiu e dorme mais co ma gente do que no seu cantinho. 
Mas maternar é um eterno morder a língua... sei que ainda vai acontecer muitas e muitas vezes... E irei ficar irritada com a pessoa que disser "ahhhh se fosse meu filho", mas ela irá aprender um dia, como aprendi, na prática! 

Um comentário:

Débora disse...

Amiga
Adorei seu post... Perfeito ! A gente só aprende e deixa de condenar certas coisas na prática, mesmo. Lembro que, antes de ser mãe, achava abominável aqueles meninos que se jogavam no chão quando eram repreeendidos ou tinham seus desejos negados. Pois não é que o Di presenteia-me, de vez enquando, com essas cenas ? Odeio, mas fazer o quê ? Amor, paciência e muito pulso forte para educar. Certíssimas as suas palavras. Um grande abraço e muito obrigada por ter aceito o convite e participar !